15/02/2010

A mão



A mão

A mão pode ser aquela que afaga,
que traz carinho,
que traz consolo,
desperta o amor,
doa paz,
alisa um cabelo,
afaga um rosto,
dá a mão a outra mão
que juntas formam a união,
que mostra um caminho.

A mão pode se aquela que espanca,
que deixa marcas no corpo,
que deixa cicatrizes no coração,
nega perdão,
diz adeus,
semeia discórdia,
faz menção e não cria,
larga a outra na necessidade,
que cria a desunião,
que à vida diz não.

Ana Maria Pupato
*******************************************************************************


ESSA MÃO

Essa mão
Que arrisca escrever versos
Versos que compõe poesias
Ou algo parecido com poesias
É uma mão
Que também produz meu sustento
Cria coisas artesanais
Que pessoas parecem gostar...

 
Essa mão
Que tem mania de escrever orações
Ela coordenada por meu cérebro
Ela que atende o comando de meu coração
Está sempre a pedir pela humanidade.
Escreve orações
E eu como dono único dessa mão
Vou com sua irmã
Colando essas orações pelos muros.
Acreditando sempre haver um alguém
Que irá parar
Ler e quem sabe admirar...

Essa mão
Também sabe acarinhar
Também sabe brincar com minha sombra
Mão que se faz firme
Que está sempre a segurar um cotoco de lápis
Escreve verdades
Verdades que meu povo se nega a crer
E no tudo que essa mão produz
Só tem uma coisa que insistentemente
Ela escreve,
Escreve o que às vezes
No meu engasgo não consigo falar:
A saudade que tenho de você Regina.

Como você já segurou e acariciou essa mão!
O mais engraçado nisso tudo, Regina;
É que você dizia gostar mais
Dessa minha mão direita do que da esquerda.
É, hoje estou bem para a esquerda
Estou totalmente esquerdo
Uma pena não saber escrever com a mão esquerda
Para ela poder protestar
Contra a mão direita...
Não sei até quando ficarei a minha esquerda!...

 
Eddyr o Guerreiro
09 de abril de 1976
Rio de Janeiro

Nenhum comentário: